O que fazer para manter o cérebro saudável

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Cuidar do corpo também inclui manter o cérebro saudável. Não ter a saúde mental como prioridade leva aos mais diversos tipos de problemas rotineiros, até questões mais sérias, como o desenvolvimento de transtornos mentais.  

Mas o que fazer para manter o cérebro saudável?

Pratique atividades físicas

Se exercícios físicos ainda não fazem parte do seu dia a dia, organize sua rotina para realizar atividades físicas regularmente. Academia, esportes ou simples corridas e caminhadas já fazem toda a diferença para seu estado mental.

Exercícios praticados com regularidade geram efeitos positivos imediatos e a longo prazo no cérebro, pois reduzem o nível de estresse, liberam hormônios ligados ao bem-estar, aliviam a ansiedade e fortalecem as habilidades cognitivas.

Exercite o cérebro

A mente precisa de tanto exercício quanto os músculos. Ao estimular o cérebro constantemente, sua saúde mental será muito melhor.

Isso não significa que você deve fazer algo difícil e complexo para exercitar o cérebro. Atividades que já fazem parte da sua rotina podem contribuir para os estímulos mentais, desde leituras até o preenchimento de palavras-cruzadas.

Não faltam estudos comprovando os benefícios de estímulos mentais frequentes. Aprender novas habilidades, ler textos diferentes e desafiar a mente ajudam a manter seu cérebro ativo e rejuvenescido.

Coma alimentos saudáveis

Uma forma de deixar o cérebro saudável é enriquecer sua dieta com alimentos que conseguem estimular a mente. É o caso de salmão, ovos, iogurte e sucos frescos, pois são ricos em ômega 3. Por sua vez, amendoins e grãos integrais são indicados por terem vitamina E.

Outro componente benéfico para a saúde mental é a luteína, presente também em ovos, ervilhas e em vegetais folhosos escuros, como espinafre e couve. Também é possível garantir sua saúde mental comendo alimentos que contêm polifenóis, incluindo tomate e uva rubi.

Por que comer alimentos saudáveis ajuda o cérebro?

O ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos que melhora a concentração, a memória, a motivação e neutraliza o estresse.

A vitamina E estimula a mente porque nos protege contra o declínio cognitivo, reduzindo a chance de desenvolver de doenças neurodegenerativas.

A luteína diminui o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra a replicação de células tumorais.

Os polifenóis também são benéficos porque protegem contra o desenvolvimento de câncer e atuam contra doenças neurodegenerativas.

Tome bastante líquido

É possível melhorar sua saúde mental ingerindo bastante líquido, como água, sucos, chás e cafés em moderação.

A água contribui para a hidratação melhorando a concentração, a coordenação e o humor. Já bebidas com cafeína ajudam a manter o nível de energia e atenção.

Tenha um propósito

Viver sem um propósito definido é bastante prejudicial, podendo até aumentar a possibilidade de desenvolver doenças como ansiedade e depressão. Por isso, é importante estabelecer objetivos claros para ter o incentivo necessário para continuar vivendo de forma saudável e feliz.

O seu propósito pode estar relacionado a uma viagem, ao seu desenvolvimento profissional, à realização de hobbies, a trabalhos voluntários ou questões familiares. O importante é ter algo que mova as suas ações.

Estudos mostram que pessoas que possuem um propósito claro tendem a viver mais por serem mais saudáveis. Ter um rumo claro para suas escolhas mais importantes melhora o seu humor e, consequentemente, ajuda você a se sentir mais motivado para manter a dedicação à sua saúde física e mental.

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