O que saber sobre alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios

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A inflamação crônica está associada a uma série de enfermidades, incluindo câncer, problemas cardíacos, diabetes, artrite, depressão e doença de Alzheimer. Mas sabia que é possível combater inflamações a partir de uma rotina alimentar saudável? Para começar, você deve saber identificar alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios. 

Quais alimentos causam inflamação?

Antes de conhecer as comidas que ajudam a evitar inflamações, é importante saber quais são os alimentos inflamatórios, ou seja, aqueles cujo consumo em excesso deve ser evitado. Confira os principais:

1. Batata frita;

2. Pão branco;

3. Docinhos;

4. Bolachas salgadas;

5. Bacon;

6. Cereais matinais;

7. Barra de cereal;

8. Iogurte com sabor.

Veja os alimentos anti-inflamatórios

Agora é a vez de descobrir quais são os alimentos naturais que funcionam como anti-inflamatórios. Acompanhe!

Couve

Este vegetal possui uma grande quantidade de vitaminas e é possível consumir o alimento de várias formas, desde saladas até sucos. 

Abóbora

Esta fruta é rica em carotenoides, ou seja, antioxidantes que protegem o organismo contra uma quantidade muito grande de radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, por exemplo. Além disso, a presença de um composto chamado betacaroteno ajuda na prevenção contra condições inflamatórias da pele e dos pulmões. 

Brócolis 

O brócolis é um vegetal crucífero muito nutritivo, podendo reduzir o risco de doenças cardíacas, entre outras. Ele também é rico em sulforafano, antioxidante que atua no combate da inflamação, diminuindo os níveis de citocinas.

Chá verde

O chá verde possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que agem a partir da redução da produção de citocinas pró-inflamatórias. Este alimento ajuda a diminuir o risco de condições como doenças cardíacas, obesidade e muitas outras. 

Frutas vermelhas

Morango, framboesa e amora são frutas vermelhas que possuem antioxidantes conhecidos como antocianinas, compostos cujos efeitos anti-inflamatórios diminuem a probabilidade de doenças crônicas. 

Abacate

Outro ótimo anti-inflamatório é o abacate, que é rico em fibras, magnésio, potássio e gorduras monoinsaturadas que fazem bem para o coração. Além disso, este alimento tem um composto que diminui a inflamação nas células jovens da pele. 

Uva

Da mesma forma que as frutas vermelhas, a uva tem antocianinas, que diminuem a inflamação e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas, diabetes, distúrbios oculares, entre outras enfermidades. Outro ponto positivo é o fato de ser uma fonte de resveratrol, composto que faz muito bem à saúde. 

Azeite extravirgem

Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite extravirgem ajuda na redução da probabilidade de ter condições variadas, desde problemas cardíacos até câncer cerebral. Neste alimento, há ainda um antioxidante cujos efeitos se assemelham a fármacos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno. 

Outros alimentos anti-inflamatórios

Além dos alimentos acima, outras comidas anti-inflamatórias são: tomate, laranja, mirtilo (blueberry), cereja, amendoins e nozes, vegetais folhosos e alguns tipos de peixes, como salmão, atum e sardinha. 

Mais do que manter uma dieta baseada em alimentos anti-inflamatórios, é essencial que seu regime seja balanceado, sempre priorizando a saúde como um todo. Quanto melhor for sua alimentação, mais Wellness será sua vida. 

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