Óleo de abacate ou azeite de oliva? Confira as vantagens de cada um

0
752

Você já cozinhou com óleo de abacate (avocado)? Prefere usar azeite de oliva? Ambos são ricos em nutrientes e proporcionam diversos benefícios ao corpo humano. Confira abaixo quais são as principais vantagens de cada óleo e saiba qual escolher.. 

Azeite de oliva 

O azeite é um óleo vegetal, feito do fruto das oliveiras (as azeitonas). Após serem coletadas, as azeitonas são prensadas em uma pasta e misturadas com água. Depois, essa pasta passa por outro processo de prensagem e separação, para a retirada da polpa do óleo. Nesta etapa final, é quando os fabricantes podem refinar, branquear ou desodorizar o óleo, o que o torna mais processado. 

Muitas variedades de azeite de oliva estão disponíveis no mercado: puro, extra virgem ou virgem. O azeite de oliva extra virgem é o menos processado e contém uma alta concentração de antioxidantes, fitoesteróis e vitaminas. Por isso, esse tipo apresenta um maior benefício nutricional para o nosso organismo. 

Vantagens do azeite de oliva:

  • Rico em gorduras saudáveis para o organismo (gorduras monoinsaturadas, ômega 9);
  • Rico em vitaminas A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos;
  • Apresenta uma concentração mais alta de vitamina E, comparado ao óleo de abacate;
  • Possui propriedades antioxidantes, o que ajuda a preservar as células e protegê-las de danos causados por radicais livres prejudiciais;
  • Ação anti-inflamatória.

Óleo de abacate (avocado) 

O óleo de abacate é feito por um processo bastante semelhante ao do azeite de oliva, mas as cascas e as sementes são removidas primeiro. Depois de fazer a pasta, é realizado o processo de filtragem para separar a polpa do óleo. 

Vantagens do óleo de abacate:

  • Também é rico em gorduras saudáveis;
  • Rico em vitaminas A, C, ácido fólico, proteína, aminoácidos e potássio;
  • Apesar de possuir uma menor concentração comparada ao azeite, também é rico em vitamina E; 
  • Propriedades antioxidantes e alta ação anti-inflamatória;
  • Possui um ponto de fumaça mais alto do que o azeite, sendo superior a 250°.

Qual é melhor: azeite de oliva ou óleo de abacate?

Por se tratar de dois óleos de origem vegetal, ambos acabam se tornando verdadeiras fontes nutritivas quando o assunto é gorduras saudáveis e antioxidantes. As únicas diferenças entre eles é que, enquanto o azeite de oliva tem uma maior concentração de vitamina E, o óleo de abacate apresenta uma maior resistência ao calor. 

Então, o que vai determinar a sua escolha na hora de comprar o produto será o seu objetivo. Tudo vai depender da forma que você vai manusear o óleo! 

Se você busca um óleo para cozinhar em altas temperaturas (como para refogar, assar, tostar e grelhar), o óleo de abacate pode ser mais vantajoso. O azeite de oliva perde as suas propriedades e produz substâncias nocivas para o corpo quando em altas temperaturas. 

Já para métodos de cozimentos de baixa temperatura (como pratos de massa, salteados, temperar saladas, etc), o azeite de oliva é ideal. Além de fornecer uma maior concentração de nutrientes, este alimento ajuda a trazer uma consistência única e um sabor delicioso ao prato. 

Independentemente da sua escolha, ambos os óleos são ricos em nutrientes e podem ser fortes aliados para uma dieta saudável e balanceada. 

E para você, qual é o melhor óleo e por que ele não pode faltar na sua cozinha? Deixe aqui embaixo o seu comentário!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here