Por que Wellness é holístico e o que isso significa?

0
204

É muito provável que você já tenha ouvido a palavra “holístico”, mas você sabe qual é seu significado e como isso pode interferir diretamente em sua vida? Pensando nisso, iremos explicar por que Wellness é holístico e o que isso muda na prática.

Assim como muitas palavras da língua portuguesa, o termo é uma variante da palavra grega “holos”, que significa “o todo”. Além de ser bastante antigo, considerando sua origem, o termo começou a receber um novo significado e ser incluído em contextos terapêuticos há aproximadamente 20 anos.

Com essa ressignificação, as terapias começaram a indicar alternativas que exercessem influência sobre o indivíduo de maneira mais direta, fazendo com que corpo, mente, emoção e alma funcionem em perfeita harmonia. Nesse contexto, também podem ser observados aspectos como sensação, intuição e pensamento.

Em que consiste a prática holística?

Diferentemente da medicina tradicional, que estuda cada parte do corpo humano como uma individualidade, a medicina holística passa a observar o indivíduo como um todo. É feita uma análise de seus traumas, anseios e afetações psicológicas para, enfim, chegar até a raiz do problema.

Essa técnica pode ser associada, por exemplo, aos nossos antepassados, quando os médicos da família realizavam diagnósticos cuidadosos, tentando encontrar possíveis causas da doença por meio da observação, de forma paciente.  

Assim, a terapia holística é aquela que leva em consideração um conjunto de vários fatores para fazer com que o equilíbrio se torne uma realidade. Para isso, é necessário respeitar o tempo de resposta de cada um dos pacientes aos métodos de tratamento. A metodologia consiste na observação de um indivíduo como um todo, relacionando suas atitudes e histórias nesse universo. 

Relação entre as práticas Wellness e o mundo holístico

As práticas Wellness visam trazer bem-estar e ela vem recebendo cada vez mais adeptos, os quais estão interessados em adquirir um hábito de vida mais saudável, tranquilo e equilibrado. Dessa maneira, esses hábitos são praticados diariamente, para elevar a qualidade de vida com atividades que, embora pareçam simples, refletem uma grande mudança em nossa saúde física e mental. Com isso, a vida se torna mais próspera, equilibrada e feliz em todos os âmbitos.

As práticas Wellness podem ser aplicadas aos mais diversos setores da vida, incluindo o nosso físico, mental, financeiro e espiritual, assim como acontece também nas técnicas de tratamentos holísticos. Dessa forma, ambas as práticas visam promover, de maneira bastante intensa, uma melhoria na qualidade de vida. 

Veja a seguir como essas práticas se relacionam em alguns dos principais aspectos da nossa vida. 

1. Bem-estar físico 

Com relação ao estado físico, as práticas Wellness e holísticas se entrelaçam por procurarem uma melhor maneira de fazer com que o corpo trabalhe em perfeita sintonia. A prática de yoga é um bom exemplo disso. Com pequenas atividades realizadas diariamente, a parte física é reestruturada e consegue se manter firme para encarar as tarefas do cotidiano.

2. Saúde mental 

As práticas wellness nos propiciam momentos de reflexão, em que damos uma pequena pausa em nossas rotinas para tomarmos decisões com mais clareza. Ao adotar práticas que proporcionam um bem-estar gradual e orgânico, melhoramos, assim, nossa saúde mental.

3. Vida financeira

No âmbito financeiro, tanto as práticas de Wellness quanto os tratamentos holísticos podem ser muito úteis, visto que, com as boas vibrações fazendo parte da nossa rotina, conseguimos fazer escolhas muito mais assertivas. Assim, ignoramos fatores prejudiciais, como a ganância e a soberba. A partir de reflexões sobre a vida e as nossas necessidades, conseguimos manter um maior equilíbrio entre vida financeira e emocional.

4. Universo espiritual 

Já em relação ao lado espiritual, podemos ter uma paz interior que, em harmonia com outros aspectos, acaba tornando nossas vidas ainda mais agradáveis e fáceis de se viver. Banhos de espuma, acender velas, meditar, cantar e dançar são atividades bastante recomendadas para fazer essa ponte para o equilíbrio.

Procure adotar práticas Wellness e holísticas no seu dia a dia. De forma dedicada e disciplinada, logo você conseguirá perceber melhorias na sua qualidade de vida. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here