Quais são os benefícios da aromaterapia

0
124

Você sabe como ela funciona e quais são os benefícios da aromaterapia? Essa é uma terapia alternativa que vem se popularizando recentemente em diversos país, incluindo o Brasil.

A aromaterapia funciona a partir dos efeitos causados por cheiros específicos no organismo das pessoas. A técnica utilizada por ela consiste na aplicação dos óleos essenciais, que são componentes voláteis de plantas.

Esse ramo da fitoterapia utiliza o olfato e as propriedades de óleos essenciais para ajudar a aliviar sintomas de alguns problemas de saúde. Portanto, trata-se de uma forma de medicina natural, preventiva e curativa.

O que são óleos essenciais

Mais do que o cheiro gerado pelas plantas, os óleos essenciais são substâncias químicas concentradas e bastante complexas produzidas por elas. Há casos com mais de 300 componentes químicos dentro de uma única planta, dependendo do óleo presente nela.

Porém, o fato de serem chamados óleos não quer dizer que são materiais gordurosos. Eles são assim denominados porque se solubilizam em fase oleosa em vez de água.

As plantas os produzem para a própria proteção contra parasitas e doenças, além de ajudarem na polinização, fertilização e proteção diante da radiação solar.

A aromaterapia é uma técnica antiga

A prática é usada há milhares de anos e se expandiu pelo mundo graças à destilação de vapor. Durante esse processo, a água é aquecida dentro de um recipiente e seu vapor é bombeado para outro recipiente com o vegetal.

As paredes celulares das plantas são abertas devido ao calor do procedimento, fazendo com que o óleo armazenado nas glândulas vegetais evapore com a água. Dessa forma, não há mistura entre os óleos vegetais, que permanecem sob a água.

Hábito antigo

Apesar do uso de óleos, perfumes e incensos em várias civilizações antigas, incluindo China, Egito e Grécia, foi a partir do século 20 que a aromaterapia tomou forma. Seu desenvolvimento como sistema terapêutico foi possibilitado pelas ações medicinais dos óleos essenciais.

Principais vantagens da aromaterapia

A qualidade dos óleos essenciais, os métodos de aplicação e o conhecimento da técnica são os fatores que influenciam a eficácia deste tipo de tratamento. A utilização correta desses óleos pode gerar benefícios físicos e mentais. Veja abaixo quais são eles:

Antiestresse:

O óleo de lavanda é bastante usado por quem deseja reduzir o estresse e se acalmar.

Melhoria no humor:

O may chang é um óleo que estimula o bom humor.

Menos insônia:

Se você está com problemas para dormir, a camomila romana é um óleo capaz de afastar esse problema.

Menos dor de cabeça:

Aquele incômodo na cabeça pode ser aliviado com óleo de hortelã pimenta.

Sistema imunológico fortalecido:

O uso de óleo de limão siciliano pode estimular as defesas naturais do organismo.

Mais foco:

O alecrim cineol é um óleo essencial que atua como energizante, aumentando a sua atenção.

Menos fadiga:

Quem costuma se cansar facilmente pode aliviar este problema com o óleo de cravo botão.

Vias respiratórias abertas:

Para casos de gripe e rinite, óleos essenciais de eucalipto globulus podem ajudar bastante.

Regulação da disfunção hormonal:

O óleo de gerânio é recomendado para quem está na TPM ou na menopausa.

Estímulo à pressão sanguínea:

Alecrim e tomilho ajudam a estimular a pressão sanguínea, logo, é ideal para pessoas que sofrem de pressão baixa.

Quer saber outras dicas de Wellness? Então confira nossas dicas!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here