Entenda a relação entre o sono e a renovação das células da pele

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Você provavelmente já ouviu falar sobre o sono de beleza, aquele que deixa a pele mais bonita, correto? Dormir bem é uma parte importante dos cuidados diários que devemos ter com a saúde. Quando acordamos depois de uma noite bem dormida até sentimos nossa pele mais macia e brilhante. 

Mas isso nunca tinha sido comprovado cientificamente até recentemente. Em uma pesquisa publicada pela revista científica Nature Cell Biology, pesquisadores descobriram que temos dois tipos de fibras de colágeno no corpo. As mais grossas são permanentes e criadas pelo nosso corpo até mais ou menos 17 anos. O outro tipo, com a estrutura mais fina, contempla as fibras que podem se quebrar, especialmente quando colocamos nossa pele sob estresse. Como um hematoma ou um queimadura, por exemplo. 

Fibrilas de colágeno se renovam durante o sono

Os cientistas fizeram a pesquisa em ratos, observando os animais por dois dias, a cada quatro horas em microscópios. Os pesquisadores notaram que, após os ratos dormirem, as fibrilas de colágeno mais finas se recuperavam. Dessa forma, esses profissionais concluíram que as fibras mais finas protegem as mais grossas do desgaste, ao se combinarem com elas.

Em um comunicado publicado pela Universidade de Manchester, o pesquisador e um dos principais autores da pesquisa fez uma analogia com o desgaste do dia a dia da tinta nas paredes para explicar como funciona a renovação das fibrilas. Karl Kadler pediu para imaginarmos que, em uma parede, os tijolos são a parte permanente, como as fibrilas grossas. Segundo ele, a tinta usada para cobri-la pode ser vista como as fibrilas finas, que precisam ser reabastecidas de tempos em tempos. 

Dessa forma, temos mais uma maneira comprovada de renovar nossos estoques de colágeno, além dos produtos com essa finalidade. Encontrado em abundância no nosso organismo, o colágeno é uma proteína que contribui para a firmeza e elasticidade da pele. 

Com essa pesquisa como embasamento, é possível concluir que o nosso sagrado sono de beleza não é apenas um mito. Portanto, investir em boas noites de sono é imprescindível para complementar sua rotina skin care. 

Como dormir bem

É importante para o corpo e para a mente ter um ritual diário antes de deitar para dormir. Meditar, fazer ioga, ficar longe das telas de celulares, notebooks e televisores, e ter um horário fixo para dormir são alguns exemplos para você seguir.

Também não podemos esquecer que o tempo de sono é bastante importante. Nem muito, nem pouco, o sono deve ser o suficiente para recarregar as energias e revitalizar a pele. Você sabe que teve uma boa noite de sono quando acorda com disposição para começar o dia bem e com muita energia para enfrentar a rotina. 

Além disso, ter a alimentação e exercícios físicos em dia é ideal para a qualidade do sono, como estudos científicos já comprovaram. É importante levar em consideração que dietas restritivas e agressivas podem afetar significativamente o sono. Pensando nisso, que tal seguir filosofia de alimentação mais saudável, como a alimentação intuitiva

Comece já a mudar seus hábitos de sono para garantir uma pele muito mais bonita!

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