Um chá que tem se tornado tendência entre os apreciadores dessa bebida é o chá de rooibos. Você já ouviu falar nessa planta? Trata-se de um arbusto nativo da região de Cedarberg, na África do Sul. Vamos saber mais sobre ele?
O nome é derivado do africâner e significa arbusto vermelho (rooi+ bos). Não é à toa que ele é conhecido como chá vermelho da África do Sul, pois possui coloração marrom-avermelhada e sua estrutura apresenta folhas verdes e longas, em formato de agulha.
O sabor da infusão é adocicado e pode também ser consumido acompanhado de açúcar, limão e mel, dependendo do gosto de cada pessoa. Existem dois tipos de rooibos, o tradicional, que é vermelho, e o verde. O primeiro passa por um processo de oxidação natural após a secagem das folhas. Já o segundo não é submetido a essa etapa, sendo oxidado antes da secagem das folhas e cozido no vapor e seco.
Conheça propriedades e benefícios do rooibos
- Gera sensação de relaxamento em casos de tensão nervosa;
- Ajuda no tratamento de problemas digestivos;
- Pode ser usado como remédio para cólicas infantis e menstruais;
- Combate alergias das vias respiratórias, como asma e rinite;
- Previne contra problemas dermatológicos e ajuda a melhorar a aparência da pele;
- Possui ação antioxidante devido ao alto nível de substâncias, como aspalatina e notofagina;
- Não possui cafeína, por isso o chá pode ser consumido por todas as pessoas, incluindo crianças, lactantes e gestantes;
- É fonte de vitaminas A, C e E, substâncias importantes para o sistema imunológico;
- Possui ação anti-inflamatória, por conta da presença de uma substância chamada quercetina, rica em propriedades anti-inflamatórias;
- É um isotônico natural rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio, fosfato e potássio, ideal para atletas e pessoas que praticam atividade física, pois auxilia na hidratação e reposição de energia;
- Ajuda a reduzir os níveis do colesterol maléfico à saúde;
- Auxilia no combate à insônia e a quadros de ansiedade;
- Tem efeito diurético, reduz sensação de inchaço e ajuda no emagrecimento;
- É uma boa opção para pessoa com diabetes, pois controla o nível de glicose.
Como fazer rooibos
O segredo para fazer um bom chá está relacionado à quantidade adequada de produto e à temperatura da água, que não pode ser muito quente para não danificar e não criar um sabor amargo na planta.
Além disso, o tempo de infusão interfere. Quanto mais longa a duração, mais acentuado é o sabor e aroma da bebida. No geral, quanto mais quente a água estiver, menor é o tempo de infusão. Já quanto ao adoçante, fica a critério individual.

Gostou de conhecer melhor sobre o chá de rooibos? Para saber mais sobre esse e outros conteúdos voltados para bem-estar, saúde, gastronomia, comportamento e outros temas, é só entrar em contato conosco.