Saiba quais são os benefícios do Psyllium

0
166

Cuidar de si mesmo é sempre um primeiro passo para alcançar o bem-estar, por isso, nos últimos anos, muitas pessoas vêm adotando o estilo Wellness, que proporciona mais qualidade de vida e uma melhoria significativa na saúde. Uma maneira de conseguir isso é por meio do Psylium. Você sabe quais são os benefícios dele?

Embora seu nome seja um pouco incomum para os brasileiros, o Psyllium é um produto natural que tem origem na semente de “Plantago ovata”, um vegetal recheado de fibras solúveis e insolúveis. Em sua casca, estão as maiores proporções das fibras são dissolvíveis que, ao entrarem em contato com a água, podem se transformar em um gel que age diretamente no funcionamento e metabolismo do intestino. 

Confira os benefícios do Psyllium

Apesar de ser uma substância muito atuante no trato intestinal, é válido salientar que os seus benefícios não se resumem a este órgão. O Psyllium tem ativos que são capazes de regular o intestino, mas que também interferem nos níveis hormonais de maneira bastante positiva.

Entre os seus benefícios, estão:

  • Regulação do intestino;
  • Fonte rica de fibras;
  • Diminuição da carga glicêmica das refeições;
  • Redução da quantidade de colesterol absorvido;
  • Variação de pratos em que pode ser utilizado (mingau, bolos, vitaminas);
  • A cada 100g, cerca de 80g possui fibras de alta qualidade;
  • Aumento na frequência de evacuação;
  • Redução da pressão arterial;
  • Aumento da saciedade, proporcionando o emagrecimento.

É possível notar que o Psyllium ajuda tanto o organismo quanto o processo de emagrecimento. Além disso, por ser uma excelente fonte de fibras, ele também pode ser considerado um ótimo agente para pessoas com dificuldades de evacuação.

O Psyllium ainda atua gradativamente na melhoria das taxas do organismo, bem como na redução da absorção do colesterol, proporcionando uma melhor qualidade de vida para quem o consome. 

Como é uma fonte de fibras muito rica, o Psyllium pode ser uma verdadeira arma para o combate ao baixo consumo desse tipo de nutriente. Quando uma pessoa ingere poucas fibras, o impacto é visto diretamente na saúde intestinal, causando problemas que, gradativamente, vão se tornando mais preocupantes.

Maneiras de utilizar o Psyllium

Por ser uma fibra natural com diversos benefícios, o Psyllium pode ser utilizado a qualquer momento do dia, acompanhando desde o café da manhã até o jantar. Embora essa seja a recomendação, é necessário ingerir muito líquido, visto que a fibra absorve bastante água e pode provocar desidratação.

Outro fator que interfere no processo de qualidade do Psyllium é a escolha dele enquanto produto natural. Ao selecionar a fibra com aditivos, ela pode perder as suas características primordiais e não fazer o mesmo efeito mencionado no tópico anterior. 

De modo geral, a recomendação é de apenas uma colher de sopa de Psyllium diariamente ou de 7 a 8 cápsulas diariamente, o que equivale, aproximadamente, a 500ml em cada uma. O ideal é seguir as recomendações médicas para o seu caso.

Contraindicações do Psyllium

Por ser um alimento natural, que traz inúmeros benefícios, o Psyllium não possui muitas contraindicações. A fibra atua em conjunto com a sua ingestão, sendo necessário apenas elevar o consumo de água. Caso isso não seja feito, é muito provável que a grande quantidade de fibras no organismo cause cólicas, dores ou gases.

Aos que já utilizam alguns medicamentos específicos, como antidepressivos, anticonvulsivos, antiagregantes plaquetários e remédios para controlar a diabetes ou o colesterol, é recomendado evitar fazer uso do Psyllium, da mesma maneira que as gestantes e pessoas com transtornos relacionados aos rins ou ao esôfago.

Vale salientar que a consulta com um nutricionista é mais do que válida, visto que ele será capaz de apontar as quantidades adequadas de Psyllium, de acordo com o seu organismo e tolerância. Além disso, o profissional vai te orientar sobre a maneira correta de seguir determinada dieta. 

Comece a utilizar o Psyllium e depois conte para a gente sobre as melhorias na sua vida a partir desse novo hábito!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here