Seja fitness com a prática japonesa Kaizen

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Você conhece o método Kaizen? Bastante aplicado em empresas para a simplificação de processos, essa prática japonesa também tem sido usada por quem busca uma rotina Wellness a partir de atividades físicas. Basicamente, trata-se da realização de exercícios que focam no conceito de melhoria contínua. 

No mundo dos negócios, o Kaizen ajuda companhias a padronizarem processos de trabalha com o objetivo de evitar desperdícios – de tempo, materiais, pessoas e despesas. Essa metodologia é tão eficaz que nos anos 80 várias empresas dos Estados Unidos começaram a contratar consultores japoneses de Kaizen para aprimorar a eficácia em suas fábricas, atingindo sucesso com consistência ao longo do tempo a partir de melhorias contínuas. 

Kaizen aplicado em rotinas fitness

O método tem tudo a ver com o conceito de eliminação de desperdício propagado por Marie Kondo depois do lançamento de seu livro, “The Life-Changing Magic of Tidying Up: The Japanese Art of Decluttering and Organizing”. A autora dessa obra é neta de um consultor Kaizen e seu foco é no progresso em vez da perfeição, seja em casa, no trabalho ou no mundo fitness. 

Usar a prática japonesa em exercícios consiste em priorizar a continuidade, reduzindo a quantidade de objetivos e celebrando os triunfos ao longo do processo, por menores que sejam essas pequenas conquistas. Ao fazer isso, você tem melhores condições de ser mais feliz em todas as áreas da sua vida.

Estúdios de pilates e academias que aplicam o Kaizen nas atividades evitam a repetição de exercícios, pois eles podem ser bons para o corpo, mas não estimulam a mente. Com a combinação de técnicas, incluindo de respiração correta, a mente é constantemente desafiada, inclusive durante exercícios de alta intensidade e execução rápida. 

Ao manter a mente engajada durante os exercícios fitness por meio do Kaizen, é possível evitar pensamentos negativos e aliviar o estresse. Isso beneficia a prática de mindfulness e ajuda a criar um estado mental mais claro e fortalecido. 

Dicas de posições inspiradas no pilates para praticar Kaizen

1. Prancing Horse

Deite sobre um reformador, estique as pernas até tocar os dedos dos pés na barra. Imite um cavalo empinado, como se estivesse galopando, e mexa os pés e as pernas. Quanto mais rapidamente você se mover, maior mobilidade você terá. Ao se movimentar lentamente, mais profundo será o alongamento. Esta posição é ótima para alongar pés e joelhos, principalmente quem costuma correr, usar salto alto ou pessoas que ficam muito em pé. 

2. Dynamic scissor stretch

É possível realizar esta posição em casa. Basta deitar no seu tapete levantando o peito e os ombros. Erga uma perna, enquanto a outra fica no tapete, deixando-as como se o seu corpo fosse uma tesoura. Pegue a perna mais alta e leve-a até o seu peito. Esse tipo de exercício trabalha a musculatura abdominal superior e alivia a região lombar.

3. Jump boards

Também feita no reformador, esta atividade se assemelha a um trampolim na extremidade da máquina. É só deitar e se movimentar como se você estivesse pulando enquanto permanece deitado. O exercício faz você focar sua mente nos batimentos cardíacos, o que ajuda na distração dos pensamentos ligados a trabalho, rotina e outras áreas da sua vida. 

Não se esqueça de que seu corpo é a casa onde sua mente ficará por toda sua vida, então você deve cuidar dele constantemente, sempre se renovando. E o Kaizen é fundamental para isso!

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