Self care: dicas para ter mais amor próprio

0
390

Exercer o amor próprio é um trabalho interno desafiador e deve fazer parte da nossa rotina para ampliarmos mais uma das áreas do nosso bem-estar. Como nem todo mundo sabe como praticar o self care, preparamos uma lista com dicas para ter mais amor próprio.

Basicamente, cultivar o amor próprio é se aceitar, sem tentar alcançar as expectativas alheias sobre como devemos ser. Adotar o self care em nosso dia a dia é abraçar nossas imperfeições e as características únicas que cada um tem, sem cobranças.

Como ter mais amor próprio todos os dias?

A maneira mais simples de desenvolver o amor próprio é ter hábitos de autocuidado. Por meio de pequenas mudanças na sua rotina, de maneira leve e criativa, você tira um tempinho para cuidar de si, ficando mais mais atento às próprias necessidades. 

Já reparou que, muitas vezes, passamos o dia nos preocupando mais com as necessidades dos outros dos que com as nossas? Com tantas obrigações diárias, você pode até pensar que não tem tempo ou disposição para isso, mas as nossas dicas vão te mostrar como priorizar o autocuidado em sua rotina. 

10 dicas para ter mais amor próprio

1. Música 

Ouça mais vezes as músicas que você curte. Caso esteja fazendo alguma tarefa que não demanda tanta concentração, aproveite para se distrair com seu artista favorito. Há diversos aplicativos de música que, mesmo em sua versão gratuita, permitem a criação de diversas playlists. Você pode criar listas com suas músicas favoritas para praticar exercício, estudar, trabalhar, relaxar antes de dormir, etc. 

2. Leitura 

Leia algumas páginas de livros, revistas ou blogs de seu interesse. Seja no papel ou na versão digital, dedique-se um pouco do seu tempo a uma leitura de qualidade. Além de ampliar seus horizontes e enriquecer seu vocabulário, a leitura é um tempo dedicado a si mesmo. 

3. Faça uma grande faxina

Fazer uma faxina talvez possa soar desagradável. Porém, ao se livrar do que não precisa, você se torna mais consciente das coisas que já possui e pode aproveitá-las melhor. Além disso, você cria um ambiente muito mais gostoso. 

4. Comece um diário

Você já teve um diário na infância ou na adolescência? Que tal resgatar esse hábito? A escrita ajuda a se conhecer melhor e a tomar melhores decisões. O simples ato de escrever como foi seu dia faz com que o cérebro reorganize os pensamentos e tenha mais clareza. 

5. Conecte-se com a natureza 

Passe um tempo ao ar livre quando puder, pegando sol sempre que possível. Além disso. aproveite para criar um ambiente mais colorido com suas flores favoritas. O cuidado com plantas é uma prática que pode ajudar você a se sentir melhor sem a companhia de outras pessoas. Além disso, reserve uns minutos para regar suas plantas. 

6. Faça uma máscara natural

Aproveite para fazer uma máscara de acordo com as características da sua pele, com ingredientes naturais e que talvez você já tenha em casa. Há várias receitas disponíveis na internet para você experimentar, conforme a função desejada. 

7. Acenda uma vela aromática

Quer criar um ambiente mais gostoso e aconchegante? Acenda uma vela colorida e perfumada. Aromas de lavanda, laranja, baunilha e canela são ótimas opções.

8. Faça algo criativo

Desafie-se e faça algo diferente. Tem algum hobby que você gostaria de ter? Começou a aprender um instrumento musical e desistiu? Agora pode ser um bom momento para aprender novas habilidades e deixar a criatividade fluir. 

9. Mexa-se

Exercício físico é sinônimo de saúde e bem-estar. Não deixe de se movimentar, de preferência fazendo algo que faça você se divertir e relaxar durante a prática.

10. Desenvolva suas habilidades culinárias 

Pratique suas habilidades na cozinha, seja preparando uma refeição completa ou uma simples sobremesa. Há diversos canais de culinária na internet e tutoriais em forma de vídeo com receitas simples e práticas para você experimentar à vontade.

São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na sua autoestima e na sua relação com o outro e com o mundo. Ao praticar nossas sugestões, logo você conseguirá enxergar diversos benefícios para a construção do seu amor próprio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here