Sound Bath: conheça a nova tendência de meditação

0
374

A meditação é uma prática bastante conhecida pelos benefícios que pode trazer ao organismo. Não é à toa que inúmeras maneiras de meditar têm surgido em todo o mundo. Uma tendência recente que está ganhando cada vez mais adeptos é o Sound Bath, sobre a qual falaremos abaixo.

Em geral, meditar é um jeito de diminuir o estresse, melhorar a memória e as funções cerebrais, fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a função de uma série de sistemas, como o gastrointestinal e o cardiovascular. Além disso, a prática é conhecida por atuar contra os sintomas de depressão e ansiedade, entre outras condições. 

O que é Sound Bath?

O uso de música em processos terapêuticos é algo que acontece desde a antiguidade. Os benefícios de determinados sons para o organismo vão desde redução dos batimentos cardíacos até melhorias no sistema nervoso. São justamente esses os principais benefícios que o Sound Bath proporciona.

Trata-se de uma aula de meditação que guia os indivíduos por meio de sons, geralmente tocado por instrutores ou terapeutas de som. Essa técnica usa notas repetidas em frequências diferentes, tocadas a partir de tigelas de cristal, pratos e gongos.

Cada uma das frequências tocadas guia o indivíduo a um estado de meditação e restauração, facilitando o processo de esvaziar a mente ao focar nos sons. Consequentemente, os sons também guiam o indivíduo em uma jornada de exploração interna, expansão da consciência, relaxamento e paz, enquanto também contribui para a abertura do sistema energético. 

Como funciona cada sessão

Antes de começar, é preciso que cada participante separe alguns minutos para se acalmar. Além disso, é essencial vestir roupas confortáveis e não estar usando perfumes ou óleos essenciais em excesso.

Durante uma sessão, os participantes se deitam em tapetes de yoga, na posição mais confortável possível, podendo inclusive usar travesseiros, cobertores e máscaras de olhos para um conforto maior. Para os que possuem alguma dificuldade em deitar, é possível fazer a sessão sentado. 

Os instrutores ensinam cada um a ouvir e a estar presente junto com os sons que estão ouvindo, afinal esse é o foco da experiência. Em relação ao que cada um sente, isso pode variar em cada experiência. Alguns podem sentir mais sensações físicas, enquanto outros têm efeitos mais no sentido emocional e também existem pessoas que veem cores, formatos ou imagens. 

Conversas não devem ocorrer durante a sessão e, caso ache necessário, cada participante deve levar almofadas ou colchões extras para se sentirem mais confortáveis, dependendo do local de prática. Não existem contraindicações de idade e nem a gestantes, justamente por causa do fato de sons serem em frequências seguras, mas é recomendado consultar um médico antes de participar. 

The Sound Bath Center

Um dos precursores da prática, o the Sound Bath Center possui uma experiência própria de Sound Bath chamada “GongPlay”. O local utiliza uma combinação que varia de 8 a 13 gongos e de 12 a 16 tigelas de cristal, em uma sessão íntima e pessoal, com no máximo 11 pessoas. 

É possível encontrar uma série de informações e curiosidades a respeito da prática, dos instrumentos utilizados, testemunhos dos participantes e muito mais no site oficial. Que tal se inspirar neste centro e começar a apostar no Sound Bath para ter um dia a dia mais Wellness?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here