Dormir nem sempre é uma tarefa tão fácil quanto deveria ser, por conta de fatores como estresse, ansiedade, alterações hormonais, rotina desequilibrada, uso de medicamentos, entre outros. E sem uma boa noite de descanso, esses problemas podem acabar se agravando, trazendo como consequência um ciclo vicioso.
Para resolver problemas como esse e poder ter uma boa noite de sono, existe uma série de possíveis atitudes e tratamentos. Alguns exemplos são: diminuir o consumo de alimentos estimulantes e cafeína, diminuir o uso de aparelhos eletrônicos antes do horário de dormir, manter horários regulares para ir para a cama, praticar exercícios antes das 21h, tratamentos com melatonina e uma novidade que tem feito o maior sucesso: Sound Therapy.
O que é Sound Therapy?
Basicamente, Sound Therapy consiste na utilização de diferentes sons e músicas visando um resultado terapêutico para um bem-estar tanto físico quanto emocional. Essa terapia pode envolver tanto a audição de determinadas músicas e sons quanto a prática de cantar junto, além de meditação, sentir as vibrações ou até mesmo tocar um instrumento.
As sessões costumam ser guiadas por um especialista e personalizadas de acordo com o que cada paciente necessita. Geralmente, cada sessão é feita de maneira individual.
A técnica é utilizada desde os tempos antigos para tratar uma série de condições, como estresse e ansiedade, depressão, alterações de humor, dificuldades de concentração, estresse pós-traumático e até mesmo para diminuir riscos de problemas vasculares e câncer. Diferentes modalidades de Sound Therapy são utilizadas como terapia complementar em diversos hospitais ao redor do mundo.
Tipos e benefícios de cada Sound Therapy
Assim como todo processo terapêutico, a Sound Therapy também possui alguns tipos e suas respectivas recomendações. Confira os principais deles e seus benefícios a seguir:
Meditação Guiada

Esta é uma forma de meditação na qual o indivíduo que está passando pelo processo recebe instruções, seja durante uma aula ou até mesmo a partir de um vídeo ou aplicativo, para cantar ou repetir determinados mantras. Como resultado, é possível observar melhoria na memória, redução do estresse, ansiedade e depressão, menos dores e uma diminuição no risco de doenças cardiovasculares e do colesterol. E, ainda, uma considerável melhoria nas noites de sono.
Musicoterapia Neurológica
Na musicoterapia, o paciente pode criar, ouvir ou cantar músicas, sempre supervisionado pelo especialista em Sound Therapy. Esse tratamento é bastante eficaz para reabilitação física, controle de dor e lesões cerebrais, sendo também utilizado para reduzir a dor de pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia espinhal, em algumas situações.
Tuning Fork

Consiste no uso de um diapasão para induzir vibrações que liberam a tensão no corpo, seja ela causadora de dores musculares e articulares ou estresse, por exemplo.
Brainwave
Neste método, as ondas cerebrais são alinhadas conforme as batidas e frequências do som utilizado durante a sessão. O resultado é voltado para ajudar a induzir no paciente um estado de foco, fascinação, relaxamento e sono.
Como a Sound Therapy pode te ajudar a dormir melhor?
Como é possível perceber, a Sound Therapy, em suas diferentes modalidades, possui benefícios perceptíveis para diversos aspectos do bem-estar do indivíduo, principalmente na questão de relaxamento e diminuição do estresse e da ansiedade, que são um dos principais fatores que dificultam o sono. Dessa forma, a prática auxilia a mente a se acalmar, seguindo vibrações naturais até entrar em um estado mais relaxado.
Que tal começar a utilizar essa terapia que pode deixar sua vida muito mais Wellness?