Tênis de corrida: Quando é o momento certo para trocar o seu?

0
150

Como em todo esporte, na corrida a utilização de um calçado adequado faz toda a diferença no rendimento, seja você um atleta profissional ou amador. Além do conforto, os tênis de corrida possuem a função de proteger de possíveis lesões musculares e articulares, por isso a escolha do tênis ideal é de suma importância.

Porém, mesmo após a escolha correta, devemos tomar cuidado para identificar a hora certa de trocar o seu par antigo por pares novos, afinal, seu tênis possui um prazo de validade.

Qual a hora certa?

Para identificar se já é a hora de aposentar seu tênis de corrida e adquirir um novo par, você precisa ficar de olho em alguns sinais.

É necessário ficar atento a quilometragem percorrida pelo tênis. A distância varia, principalmente em relação ao peso de cada corredor, mas normalmente fica entre 300 e 600 km. Além do seu peso, você deve levar em consideração também o piso em que corre e o seu estilo de corrida, que são fatores que podem influenciar no desgaste do tênis.

Porém, mesmo que seu calçado ainda não tenha atingido uma quilometragem avançada, alguns fatores também podem determinar sua troca. O sinal mais claro de que é a hora certa de trocar, é caso você comece a sentir algum incômodo durante a prática da corrida. O desgaste na sola também pode ser um indicativo de que seu tênis já merece ser trocado por um novo, assim como dores nos tornozelos e joelhos, e formação de bolhas nos pés.

Trocando o tênis

Após aposentar seu tênis usado, é necessário cuidado ao iniciar a corrida com seu novo par. Após tanto tempo utilizando o mesmo calçado, seu corpo se acostuma com sua forma de correr e pode reagir de um jeito diferente, principalmente caso você mude de modelo.

Para evitar lesões, é necessário um período de adaptação para que seu corpo se acostume ao novo calçado. O ideal é realizar uma pequena transição entre o tênis velho e o novo, correndo cada dia com um par diferente até que seu corpo se acostume com o novo.

Outra dica importante é a de contar sempre com dois pares em bom estado. Assim você pode revezar o uso nos treinos e competições, garantindo uma duração maior.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here