Tudo que você precisa saber sobre masala chai

0
35

Conhecido por um aroma irresistível e por funcionar como estimulante, o masala chai é um chá que você não pode deixar de provar. Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber sobre masala chai. 

Este chá preto feito com especiarias e leite costuma ser tomado nas ruas da Índia, sendo vendido para viagem. Em geral, os indianos ingerem a bebida em pequenos copos de barro, que podem ser descartados. As especiarias utilizadas no preparo são digestivas, contribuindo para a digestão do leite.

De influência inglesa, devido ao uso do leite, o masala chai é um tipo de bebida utilizado na Ayurveda, a medicina indiana sobre a qual já falamos aqui. Para acertar no preparo, é necessário ficar atento à qualidade dos produtos, pois as especiarias tendem a não estar mais boas quando perdem seu brilho. Por isso, um truque bastante aplicado é a quebra delas, para extrair os óleos essenciais, garantindo que o chai seja mais forte. 

Benefícios do masala chai

Imagem: outra foto do masala chai

Quanto mais especiarias você usar no seu masala chai, maiores serão os benefícios para o seu corpo, já que cada ingrediente oferece vantagens diferentes. O leite é rico em vitamina A, por exemplo, o que faz bem para a saúde capilar, para a visão e para a pele, além de ter vitamina B, que é benéfica para o corpo como um todo. 

Geralmente, especiarias servem para a regulação do intestino, reduzindo as chances de constipação. Elas também têm propriedades antioxidantes. Quer saber mais benefícios do masala chai? Veja a seguir:

1. Imunidade fortalecida

Por serem naturalmente anti-inflamatórias, as especiarias que costumam fazer parte desta bebida ajudam no fortalecimento da imunidade. Além disso, tomar o chá regularmente auxilia na prevenção da ação de radicais livres, que levam ao estresse oxidativo e ao envelhecimento precoce. 

2. Proteção dos olhos e da pele

Rico em vitaminas A e C, o masala chai atua na saúde da pele e dos olhos, ajudando na prevenção do câncer de pele e evitando o surgimento de rugas, acne e linhas de expressão. Problemas na córnea e catarata também podem ser evitados a partir do consumo frequente. 

3. Saúde dos ossos

Por ter leite em sua composição, o masala chai é uma grande fonte de cálcio, fundamental para manter os ossos saudáveis. 

Veja como preparar o masala chai

Para fazer o masala chai, você precisa de chá preto moído, leite (integral de vaca ou leite de aveia, no caso de veganos e intolerantes a lactose), açúcar e especiarias como canela, gengibre, noz-moscada, anis estrelado, cardamomo, sementes de erva doce, pimenta do reino e cravo.

Basta adicionar as especiarias ao leite e ferver o líquido. Depois, é só adicionar o chá preto, adoçando como preferir. Você deve servir quente, e a versão descafeinada da bebida pode ter efeito calmante. 

Agora é só experimentar em casa ou pedir em algum local que produza a bebida. Você certamente vai se deliciar e se sentirá cada vez melhor, graças às propriedades que abordamos acima.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here