Vantagens de comer proteína vegetal

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Muitas pessoas ainda associam proteínas aos alimentos de origem animal, como ovos, frango, carnes vermelhas, queijos, entre outros. Mas você sabia que as proteínas vegetais podem ser igualmente vantajosas – ou até melhores – do que as proteínas animais? 

A proteína é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ela está presente em todas as partes do nosso corpo (músculos, órgãos, ossos, pele e cabelo). Entretanto, ao contrário dos carboidratos que conseguimos armazenar, as proteínas precisam ser ingeridas. 

Além de prevenir disfunções no organismo, o consumo da proteína também está relacionado ao ganho de massa, perda de peso, aceleração do metabolismo, fortalecimento de unhas e cabelos, aumento da imunidade e também à melhora das funções cognitivas. Porém, o alto consumo de proteínas e aminoácidos é bastante prejudicial para a saúde, podendo levar a doenças cardíacas, entre outros problemas de saúde. 

Proteína vegetal ou proteína animal: qual é a mais saudável? 

Tanto as proteínas vegetais quanto as animais são capazes de suprir as necessidades deste macronutriente no organismo. No entanto, os alimentos de origem animal apresentam uma maior proporção de aminoácidos essenciais. Junto de uma alimentação com alta concentração de proteínas, como é o caso das dietas low carb, eles podem ser mais maléficos do que benéfico para o nosso corpo. 

Além de não possuir muitos nutrientes, as proteínas animais também costumam ser ricas em gordura. Por essa razão, as fontes vegetais têm sido uma alternativa cada vez mais procurada pelas pessoas que buscam uma alimentação Wellness, ou seja, mais equilibrada e natural. Esse tipo de proteína fornece uma melhor digestão e compõe um leque de nutrientes essenciais, além da proteína em si, que são capazes de prevenir diversas doenças no organismo. 

Benefícios da proteína vegetal 

A seguir, conheça os principais benefícios do consumo de proteínas vegetais: 

1. Melhora o desempenho físico

Um maior consumo de proteínas vegetais está relacionado a um melhor desempenho em caminhadas. 

2. Aumenta a saciedade 

O aumento da saciedade ocorre devido à presença de fibras alimentares, o que pode levar a um melhor controle do peso. 

3. Gera uma absorção mais rápida pelo organismo

Uma absorção mais rápida ajuda a regular o funcionamento intestinal. 

4. Previne doenças cardiovasculares

Como as proteínas vegetais são livres de colesterol ruim e possuem uma quantidade menor de gordura, elas previnem a inflamação dos vasos sanguíneos. 

5. Beneficiam a saúde em geral

Como também são ricas em antioxidantes e fitonutrientes, as proteínas vegetais previnem o desenvolvimento da diabetes, contribuem para o controle da pressão sanguínea, reduzem condições inflamatórias, favorecem a saúde do intestino, previnem doenças degenerativas e baixam os níveis de estresse oxidativo. 

Como consumir proteína vegetal

Além de encontrar a proteína em vários alimentos vegetais, existem também os suplementos proteicos, que são opções mais versáteis e podem ser usados por qualquer pessoa. Você encontra facilmente proteínas extraídas de vegetais em alimentos como ervilha, batata e arroz.

E lembre-se: tudo em excesso pode prejudicar a nossa saúde. Por isso, buscar o equilíbrio é um dos maiores princípios para alcançar um estilo de vida mais saudável! 

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