Veja os benefícios da ora-pro-nóbis

0
101

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é um tipo de Planta Alimentícia Não Convencionais (PANC). A erva originária do continente americano, que nasce em forma de trepadeira, é comestível e, além de ser muito saborosa, possui grande riqueza nutricional, oferecendo diversos benefícios à saúde. Pensando nisso, preparamos uma lista para que você veja os benefícios da ora-pro-nóbis.

No Brasil, a planta é bastante conhecida na região de Minas Gerais, mas pode ser encontrada em todos os estados do país. Confira abaixo como usar a ora-pro-nóbis e quais são seus principais benefícios. 

Como usar a ora-pro-nóbis

A planta é muito versátil e pode ser utilizada de inúmeras formas: crua, refogada, em sucos, chás, entre outros. É importante higienizar bem com água antes de começar qualquer preparo. 

A ora-pro-nóbis possui uma espécie de “baba”, assim como o quiabo. Por isso, uma dica para reduzir isso é cozinhar a planta de 2 a 4 minutos. Em seguida, escorra a água. Também dá para refogar até que ela comece a soltar a “baba”. Quando a planta começar a grudar na panela, é sinal de que a “baba” já está bastante reduzida. 

Entre as receitas mais conhecidas em que a ora-pro-nóbis dá um toque especial, estão: escondidinho de frango caipira, sopas, sucos verdes, rabadas, creme de mandioca, polentas, tortas, bolinhos, risotos, omeletes e farinhas.  

Suas flores, que possuem sabor adocicado, são comestíveis e podem ser usadas na finalização de pratos, como saladas. A fruta pode servir para fazer sucos, geleias, refogados para acompanhar carnes (como peixe e frango), sopas, recheios de tortas, entre outros. Rico em fibras, o broto é a parte crocante da ora-pro-nóbis, geralmente consumido cru. 

Benefícios da ora-pro-nóbis

1. Prevenção e tratamento da anemia

A anemia pode ter diversas causas, e uma delas é a carência de minerais no organismo. Um exemplo é a anemia ferropriva (carência de ferro), que representa 90% dos casos. O ferro é responsável por participar do transporte, armazenamento e liberação de oxigênio para as células, além de auxiliar na formação das células do sangue.

Por esse motivo, incluir a ora-pro-nóbis na sua alimentação é extremamente importante para o combate da anemia, visto que a planta possui significativa quantidade do mineral ferro. 

2. Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes

Os antioxidantes são responsáveis por proteger as células e o material genético da oxidação, processo que ocorre naturalmente no organismo devido à produção de radicais livres, que são maléficos à saúde, em grandes quantidades. 

A ora-pro-nóbis atua como um agente detox e possui capacidade antioxidante, contribuindo para o combate à ação dos radicais livres, que pode levar ao aparecimento de doenças graves. Além disso, é considerada anti-inflamatória, devido à sua ação cicatrizante. O chá feito das folhas da ora-pro-nóbis auxilia na prevenção e no tratamento de doenças inflamatórias, como a cistite e a úlcera. 

3. Fonte de proteínas 

As proteínas são essenciais e desempenham papéis importantes no nosso corpo, pois são responsáveis por auxiliar diversos processos celulares no organismo. Entre suas principais atuações, estão o transporte de oxigênio, a catalisação de reações químicas, a contração muscular, o controle do metabolismo e muito mais.

A ora-pro-nóbis tem alto valor proteico: cerca de ¼ de sua composição é formada por proteínas. Estima-se que 100 gramas da planta possuem de 20 a 25 gramas de proteínas. É uma ótima opção para os veganos e vegetarianos! 

4. Fortalecimento do sistema imunológico

A ora-pro-nóbis contém quantidades das vitaminas C e A, indispensáveis para a manutenção do nosso sistema imunológico, pois auxiliam na prevenção de diversas patologias, como doenças cardiovasculares, oftalmológicas e dermatológicas. 

Quer saber mais informações sobre esse e outros conteúdos voltados para o bem-estar, saúde, gastronomia, comportamento e outras temáticas relacionadas? É só continuar acompanhando a Wellness Choices.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here