Veja por que sementes de chia fazem bem

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Conhecida cientificamente como Salvia Hispanica, a chia é uma semente comestível com alto poder nutricional. Com benefícios e usos milenares, ela passou a ser vinculada principalmente ao ganho de massa muscular e ao emagrecimento. Mas você sabia que seu consumo pode proporcionar diversas outras vantagens para o nosso corpo? Veja por que sementes de chia fazem bem no texto que preparamos!

A chia costumava ser usada desde a antiguidade pelos maias e astecas da região mexicana, como uma maneira de atrair mais força. Nos últimos anos, as sementes de chia se tornaram um ingrediente essencial na hora de montar uma dieta mais saudável. Isso se explica porque essas pequenas sementes são extremamente nutritivas e poderosas, capazes de proporcionar não apenas o auxílio na perda de peso, mas também diversos outros benefícios para o nosso bem-estar.  

A semente de chia possui um sabor neutro e muito leve, o que facilita a sua adaptação para qualquer dieta. Esse alimento está disponível no mercado em três formatos: em grão, farinha e óleo. O grão e a farinha são consideradas opções mais versáteis e podem ser usados em diversos preparos, como bolos, tortas, tapiocas/crepiocas, vitaminas, iogurtes, saladas, entre outros. Já o óleo de chia pode ser usado para temperar saladas e pratos em geral (lembrando que não é recomendado submeter as sementes a altas temperaturas). 

Separamos uma lista com os principais benefícios que uma colherzinha diária de chia pode fazer pela sua saúde. Confira: 

1. Promove mais saciedade e ajuda a controlar a fome 

Por ser altamente rica em fibras – solúveis e insolúveis – a semente de chia proporciona mais saciedade. Uma vez que a chia entra em contato com o líquido no interior do estômago, ela forma uma espécie de “gel”, que preenche a região e faz com que nos sintamos saciados. 

2. Regula o intestino 

As fibras da poderosa semente ajudam não somente a reduzir a quantidade de alimentos ingeridos ao dia, mas também a regular o trânsito intestinal, aliviando sintomas como prisão de ventre, por exemplo. 

3. Ajuda a regular a glicemia

Além disso, o consumo da chia permite que a glicose dos alimentos seja liberada mais lentamente na corrente sanguínea, aliviando sintomas como a irritação e o cansaço físico e mental, típicos da hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

4. Previne doenças cardiovasculares 

Sabia que uma porção de semente de chia possui 400% da nossa necessidade diária de ômega-3 (nutriente que é o melhor amigo do coração)? Isso é muito mais do que encontramos nos peixes e salmões. Cerca de 100 gramas de chia equivalem a até 8 vezes mais de ômega-3 do que um pedaço médio de salmão. E por que esse nutriente é tão importante para a saúde do nosso coração? 

Essa “gordura do bem” é capaz de prevenir diversas doenças cardiovasculares, desde formação de coágulos sanguíneos até inflamações nas artérias, além de diminuir a pressão dos vasos e, consequentemente, reduzir as chances de arritmias, infartos, morte súbita, entre outros problemas de saúde. 

5. Possui mais ferro do que o espinafre 

Uma ótima opção para quem não se adapta ao espinafre ou deseja combater a anemia é acrescentar sementes de chia no cardápio. Isso porque a chia possui três vezes mais ferro do que o espinafre, comparando em quantidades iguais. 

6. É fonte de proteínas 

Para quem faz exercícios físicos e busca fontes de proteínas para reconstruir os músculos, a chia também é uma excelente opção, pois 100 gramas de semente de chia equivalem a 16 gramas de pura proteína! 

É possível incluir esse elemento na sua rotina e ter uma vida muito mais saudável e Wellness. 

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