Veja qual é a importância dos eletrólitos para a sua saúde

0
61

Eletrólitos são minerais essenciais caracterizados por sua carga elétrica, que hidratam e ajudam o corpo a desempenhar funções essenciais. O desequilíbrio dos eletrólitos no corpo pode causar vários problemas de saúde. Esses minerais têm funções importantes no nosso organismo, como o gerenciamento da pressão arterial, a manutenção do pH do sangue, a hidratação do corpo, entre outros. O excesso de eletrólitos também pode causar alguns problemas. Por isso, quando falamos de eletrólitos no nosso organismo, o foco principal é sempre o equilíbrio. 

Como repor eletrólitos?

Em relação à reposição ou à ingestão de eletrólitos, devemos ter muito cuidado, pois o excesso desses minerais no corpo pode ser tão prejudicial quanto a sua falta. No entanto, se você precisa dessa reposição, existem algumas maneiras muito simples de fazê-la. A melhor forma é com alimentação saudável e ingestão de muita água. Banana, leite, iogurte e água de coco são ótimas opções.

Os principais eletrólitos relacionados ao bem-estar do nosso organismo são: sódio, potássio e cloreto.  A seguir, falaremos onde encontrar e como ingerir esses minerais. Confira!

1. Sódio

O sódio é responsável por manter o volume da circulação sanguínea para que haja transporte de uma série de substâncias entre o sangue e o trato intestinal. Além disso, é uma das principais fontes de energia e ainda regula a pressão arterial. A perda de sódio pode acontecer por sudorese, urina ou evacuação. Para aumentar o volume de sódio no sangue, beba muita água e conte com a ajuda de isotônicos.

2. Potássio

O potássio também possui função importante no funcionamento do corpo humano, tais como: transportar oxigênio, participar da contração de músculos e facilitar a conversão de glicose em glicogênio no fígado. Esse eletrólito não é fabricado naturalmente pelo nosso corpo, sendo necessário a sua ingestão por alimentação saudável e balanceada e ingestão de água natural de qualidade. Alguns alimentos que possuem potássio são: abacate, banana, folhas de coloração escura, peixes, entre outros.

3. Cloreto 

O cloreto é um mineral fundamental para a manutenção da saúde do corpo humano. Ele contribui para o transporte de gases dentro do organismo e auxilia na regulação do pH sanguíneo, evitando que ele se torne extremamente ácido, algo que pode causar problemas seríssimos para o organismo. 

Este mineral pode ser ingerido mediante o consumo de alimentos saudáveis, de água mineral e do sal de cozinha. Porém, sempre consuma com moderação. O excesso de cloreto pode desregular os níveis de açúcar no sangue e prejudicar o transporte de oxigênio, causando pressão alta.

Como um desequilíbrio eletrolítico pode afetar o organismo?

A falta dos eletrólitos e o seu excesso podem trazer vários problemas de saúde. Por isso, a procura deve ser sempre focada no equilíbrio desses minerais no organismo. O desequilíbrio pode causar diversos problemas de saúde, como hipertensão arterial, hipotensão arterial, cálculo renal, desidratação, cãibras, dores de cabeça e desmaios. Essas doenças podem evoluir para problemas mais graves.

Como ocorre a perda de eletrólitos?

Como os eletrólitos estão presentes nos fluidos corporais, qualquer eliminação em excesso necessita de atenção especial. É o caso de sudorese, vômitos, diarreia ou urinar mais que o usual, por exemplo. Por isso, em situações como um treino mais pesado, ou uma gripe, nós necessitamos a reposição desses minerais. 

Também fique atento a sintomas como febre alta, desidratação e problemas renais, pois esses podem causar o desequilíbrio dos eletrólitos. Quando tiver dúvida, entre em contato com um médico, para garantir o consumo mais adequado para o seu caso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here