Vitaminas ajudam no combate ao novo Coronavírus?

0
216

Diante de tantas incertezas geradas durante a pandemia da Covid-19, uma coisa é certa: cuidar da saúde e do bem-estar nunca foram tão importantes. Com um organismo fortalecido, seu corpo pode lidar melhor com a doença e é aí que entram as vitaminas, principalmente as que deixam o sistema imunológico mais forte. 

Ainda não há uma vacina nem um tratamento específico para o novo Coronavírus. No entanto, quanto mais fortalecido o seu corpo estiver, melhor pode ser a recuperação, o que vale para muitas outras doenças. Por isso, incluir vitaminas em sua rotina é sempre recomendado. 

Vitamina D fortalece a sua imunidade

Pesquisas apontam que não há evidências de que vitaminas previnem ou ajudam no tratamento da Covid-19. No entanto, uma boa nutrição pode melhorar sua imunidade de várias formas. Com esses nutrientes, é possível deixar o corpo mais preparado para eventuais invasores e um sistema imunológico saudável funciona como uma grande defesa. Além de hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares, você pode fazer isso consumindo vitamina D, por exemplo. 

Muito associada à saúde dos ossos, a vitamina D também desempenha um papel importante para o sistema imunológico. A exposição aos raios solares é indispensável para que seja realizada sua síntese. Para incrementar a vitamina D no organismo, consuma mais óleos naturais de fígado de peixes e alimentos fortificados. Suplementar a vitamina também pode ser uma boa ideia. 

Outros nutrientes importantes

Além da vitamina D, é possível consumir vitamina C, zinco e antioxidantes, pois eles ajudam o sistema imunológico a funcionar de forma mais eficaz. Porém, se você já os ingere através de comida, não há necessidade de tomar mais. 

Não há problemas em consumir várias vitaminas diariamente, desde que você tenha um acompanhamento médico. Só tome cuidado para não passar da dose indicada e lembre que isso não vai tornar você mais imune ao Coronavírus. O equilíbrio na alimentação é muito importante no combate a infecções, mas isso não significa que as vitaminas vão curar ou prevenir doenças como a Covid-19. 

A vitamina B6 é um exemplo de nutriente que estimula o corpo a criar anticorpos. Ela é encontrada em grãos integrais, nozes e legumes. A imunidade também pode ser maior a partir de vitaminas A, C e E, que são encontradas em frutas e vegetais, como batata doce, laranja, cenoura e nozes. 

O foco em manter uma vida Wellness pode te ajudar a ter uma imunidade maior, melhorando sua saúde em geral, consequentemente. Para isso, durma bem, faça pausas durante o dia, pegue sol quando puder e consuma vitaminas conforme indicamos. 

E não se esqueça: a única forma de evitar o contágio do Coronavírus é manter o isolamento social, sempre se higienizando conforme as instruções da Organização Mundial da Saúde (OMS), com álcool em gel 70% ou água e sabão sempre que você tiver contato com pessoas ou objetos que estavam expostos. Além disso, o uso de máscaras ajuda a conter a propagação, caso seja necessário sair de casa. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here